- Ano: 2014
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Tallfusta
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ENDESA WORLD FAB CONDENSER é um protótipo termodinâmico, uma cúpula bioclimática instalada na, atualmente em transformação, Plaza de Glorias (Barcelona) por ocasião do congresso BCN FAB10 (o décimo congresso internacional de fabricação digital).
O protótipo explora as conexões entre desenho paramétrico, estratégias climáticas passivas e fabricação local por controle numérico.
Foi desenhado em escala global (Margen-Lab em colaboração com o IAAC e a Fab Lab Network), os materiais são renováveis e de origem orgânica (madeira e linho, matérias-primas cultivados com o sol) e fabricado em escala local (indústrias e laboratórios de fabricação de Barcelona e arredores).
O protótipo foi desenhado (escrito em códigos) durante 2 meses, fabricado em 5 dias e montado em 4 com a ajuda de voluntários ligados aos Fab Labs (laboratórios de fabricação) do mundo todo.
MAPA MUNDIAL DYMAXION
distribuição da rede de fab labs
MAPA MUNDIAL DYMAXION
geometria desenvolvida para o pavilhão
(icosaedro deformado a partir de critérios termodinâmicos)
ADAPTAÇÃO GEOMÉTRICA
processo paramétrico meioambiental de conformação da forma
o icosaedro original se deforma para minimizar a radiação solar incidente.
ADAPTAÇÃO GEOMÉTRICA
processo paramétrico meioambiental de conformação da forma
o icosaedro original se deforma para minimizar a radiação solar incidente.
ADAPTAÇÃO GEOMÉTRICA
a pele se adapta para maximizar a ventilação natural-artificial
os ventos norte e sul (montanha e mar) incidem em momentos alternados do dia
LÓGICA DE COMPONENTES
a totalidade do pavilhão foi construída com 20 componentes
fabricação digital e lógicas de desenho paramétrico
simplificam a pré-fabricação e o processo de montagem.
01 PRÉFABRICAÇÃO DIGITAL:
As tecnologias digitais estão transformando os antigos modos de entender a pré-fabricação. Estão alterando os modos nos quais a indústria gerencia seus modos de produção. E, o mais importante, estão mudando as formas de inter-relação entre projetista, indústria e matéria-prima.
O pavilhão é composto de 20 módulos triangulares. Componentes todos distintos mas que compartilham da mesma lógica formativa, construtiva e materiais.
O desenho paramétrico nos aproxima da possibilidade de trabalhar com complexidade e variabilidade geométrica, ao mesmo tempo, as lógicas matemáticas que ordenam dita variabilidade permitem, através de ferramentas de fabricação digital, compartilhar estratégias de pré-fabricação e acelerar os processos de comunicação (projeto máquina) e os processos produtivos e construtivos.
O algoritmo (a totalidade do pavilhão é um script) foi projetado em 2 meses, préfabricado em 5 dias e montado em 4.
02 ESTRATÉGIAS CLIMÁTICAS PASSIVAS:
A cúpula busca interpretar os processos termodinâmicos e climáticos dos arredores. A geometria inicial (um icosaedro regular) é primeiramente deformada e adaptada buscando minimizar a radiação solar incidente no verão, ao mesmo tempo que a maximiza no inverno.
A pele se contrai ou incha para fora, como em geometrias mais próprias para a navegação com vela, para acelerar as velocidades do vento (vernoulli) e facilitar a utilização de ventilações cruzadas. As orientações das aberturas norte-sul seguem as direções dos ventos predominantes (montanha-mar) gerando padrões de ventilação alternados (manhã-tarde).
A plataforma de 200 m² de madeira circundante atua como reserva de ar fresco, injetado de maneira natural ao espaço principal através das perfurações abaixo da arquibancada cada vez que o vento sopra.
03 ARQUITETURA KM0:
A fabricação digital tem a capacidade de encurtar distâncias entre a matéria-prima, pós-produção, projetista e usuário final. O projeto então, torna-se o desenho da totalidade do ciclo de vida do produto projetado. O projeto é a cadeia de produção.
O protótipo foi desenhado globalmente (com a colaboração da Fab Lab Network) e fabricado localmente (usando materiais e produtos locais e laboratórios de fabricação e indústria de Barcelona e arredores).
Todos os materiais usados são de origem orgânica (linho e madeira) e obtidos no local. Todas as indústrias e companhias participantes no processo são de média escala e situadas dentro de um raio de 80 km.
Finalmente, o processo de montagem é totalmente reversível. Madeira e telas são facilmente desmontáveis (em apenas um dia) e facilmente reutilizáveis ou recicláveis.